Study Tips – Como estudar melhor?

Quem nunca sofreu ao se dar conta de que perdeu o dia inteiro fazendo coisas inúteis e não conseguiu terminar a única coisa que realmente precisava fazer? Isso é tão comum que me veio a mente fazer um post com dicas para aqueles que como eu, estudam a maior parte do tempo e precisam otimizar o tempo.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo

Uma coisa é certa: Precisamos aceitar de uma vez  que nós NÃO somos capazes de fazer mais de uma coisa que exija a concentração ao mesmo tempo. É meio constrangedor se pegar pesquisando sobre assunto que não têm NADA A VER com o que se estava determinado a fazer, tipo, sereias ou como são construídas as pontes, quando alguns minutos atrás você estava super determinado a terminar uma matéria do edital. Mas às vezes essas grandes questões da vida aparecem na nossa cabeça e aparentemente a única solução possível é parar tudo e ir para o Google.

Parar o que você está fazendo para fazer outra quebra sua concentração e faz com que você perca um tempo valioso. Uma dica valiosa é: quando lhe vier à mente algo sobre o qual queira pesquisar ou alguma outra idéia que fixe na sua mente, anote num papel e volte a fazer o que estava fazendo. Sim, isso já é uma interrupção, mas você já havia perdido o seu foco e pelo menos está lidando com isso de uma forma que não lhe faz perder ainda mais tempo. Pegou? 

Tenha estratégia e organização

Nada é mais importante para um estudante ou concurseiro quanto seu local de estudos. É o local onde você estuda, aprende, pratica e se prepara até o derradeiro dia da prova ou concurso. Mas será que seu local de estudo está te ajudando a aprender? É certo que cada um tem as suas particularidades, cada um funciona de um jeito. Eu, por exemplo, preciso de um lugar isolado onde eu fico sozinha com uma música de fundo, só assim eu consigo produzir mais.

Não basta apenas decidir qual seu local de estudos ideal, também é importante organizá-lo de maneira que te ajude a estudar melhor.

Não adianta eu dizer para você estudar em uma mesa se esse não for seu hábito, por exemplo, conheço pessoas que conseguem estudar muito bem em cima da cama (apesar de achar estranho, o máximo que eu conseguiria seria dormir 🙂 ), também existem aqueles que aprendem muito melhor sentados em um sofá. Mas enfim.

Onde você vai estudar? Se você ainda não sabe qual seu melhor local, faça um teste estude em lugares variados. Um dia você estuda na mesa, outro no sofá, outro na cama, outro em uma cadeira na varanda, outro sentado na rede, enfim, faça o teste e descubra seu local de estudos! O meu é na mesa do meu quarto, até por que vejo muitas aulas no computador, então fica bem mais confortável fazer isso na mesa do desktop.

Checklist de Materiais para estudar

  • Caneta azul e preta anotar e escrever.
  • Marca-texto para aquilo que for mais importante na hora da leitura e revisões.
  • Livros e apostilas. (Evite deixar vários livros perto, tenha só o necessário.)
  • Bloco de anotações ou caderno.
  • Garrafa de água ou copo.
  • Computador ou smartphone somente quando você tiver uma vídeo aula para assistir, uma apostila em PDF para estudar ou exercícios para fazer.

Checklist do que manter longe

  • Smartphone está no topo da lista, claro.
  • Televisão ligada
  • Afaste todo material inútil para seu aprendizado como revistas, livros ou cadernos que não tenham nada ver com seu tema.

Método Pomodoro

Você já ouviu falar nessa técnica? Se não, fica tranquilo que eu te explico!  Para quem não sabe, o termo “Pomodoro” em italiano, significa “tomate”. Mas, não, você não vai precisar de um tomate de verdade para colocar em prática essa técnica de estudo. Esse nome foi escolhido depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo.

A técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Depois de muita pesquisa, Cirillo chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”.

O princípio do método é bastante simples. Para alcançar bons resultados você precisa seguir tais critérios básicos:

  • Ajuste seu timer (físico ou mesmo pelo celular) em 25 minutos, cada um é chamado de “pomodoro”.
  • Trabalhe focado na tarefa até que o tempo se esgote.
  • Ao fim do “pomodoro”, descanse por 5 minutos.
  •  A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa maior de 30 minutos.

Os descansos são essenciais para que tudo o que não é a tarefa seja executado. Então, não esqueça de usar os intervalos para ir ao banheiro, pensar em coisas diferentes e até mesmo dar uma volta longe do ambiente de trabalho. Esse é o segredo para que, quando você voltar aos livros, seu cérebro dar o melhor de si aumentando assim a produtividade nos estudos. Interessante ou não é?

Microsoft One Note

Além de ser um dos aplicativos mais novos da suíte Office, o OneNote serve para mim como caderno e que posso ter acesso de qualquer lugar. A ferramenta é gratuita e pode ser baixa tanto no Windows como no IOS. De maneira simples o OneNote é um caderno virtual que serve para estudar, organizar, escrever etc. com a comodidade de acessar e escrever em qualquer lugar!

A parte de organização do aplicativo é um ponto a mais! Ele é perfeito para nós, estudantes, organizarmos nossas matérias e notas por categorias e tópicos. Além disso, temos a opção de marca texto para as revisões com várias opções de cores. Notas rápidas, notas de aula, importar imagens, tudo isso fica muito mais fácil com ele!   Além disso, como estudante, é ainda mais importante ter um sistema configurado para sincronização, de modo que você é capaz de acessar suas notas de aula onde quer que esteja, mesmo em movimento.

Note que ele possui uma barra de ferramentas para lembretes, marcar coisas importantes e lembrar de tarefas pendentes. Não é o máximo? Eu amo!

Motivação

Seus objetivos são validados pelos seus motivos.Portanto, você só estará motivado para estudar se você tiver objetivos bem definidos.

Então eu te pergunto, quais são seus objetivos de estudo? Ou porque você está estudando?

Parece besteira, mas viver sem objetivos é deixar sua vida no piloto automático, você não sabe para onde está indo, só está indo. Para você alcançar algo é preciso que você tenha bons objetivos e isso vale também para seus estudos. Mas para isso você precisa saber criar objetivos corretamente.

Além dos objetivos, criar metas diárias é muito importante. Isso vai te ajudar a ficar sempre motivado. O cérebro gosta de recompensas, por isso defini-las agora será um passo importante para construir a base da sua motivação com os estudos. Além disso, essas recompensas o ajudarão a construir seu hábito de estudos.

Você pode escolher qualquer coisa, gosta de doces? Então pode colocar que sempre ao final das suas metas diárias de estudo você irá comer um chocolate (só cuidado que essa meta pode te gerar alguns quilinhos 🙂 ) Gosta de seriados ou filmes igual a mim? Então que tal assistir um episódio da sua série favorita assim que terminar de estudar? Esse é um ótimo incentivo, pelo menos para mim foi.

Deixo aqui um vídeo que pode motivar vocês na hora dos estudos e um pouco da minha rotina. Espero que vocês tenham gostado!

Me sigam nas redes sociais!!!

Beijos

35 comentários em “Study Tips – Como estudar melhor?

  1. Tamara lendo o seu post me lembrei que as vezes isso acontece comigo, perco o dia fazendo coisas inúteis e as coisas que preciso fazer não faço. Pra quem estuda é preciso se organizar pra ter o controle. Gostei muito e saber do método Pomodoro é bem eficaz, você muitas coisas boas aqui, obrigada por compartilhar, bjs.

  2. Ano passado, foquei em estudar para o TRE/SP, mas estudava direto no fim de semana, quase sem pausa, me dava dor de cabeça, assistia a vídeos diversos sobre os assuntos, mas na semana, não tinha tempo de pegar nos livros por conta do trabalho, não dava para ler nem 20 minutos. Conclusão: tomei bomba! Quando estudei para o concurso de onde trabalho agora, estava desempregada, então, foi muito mais fácil pq estava relaxada, dava pausas e passei tranquila. Foi bem complicado ano passado para estudar…

    Bjs.

  3. Nossa, um dos poucos posts de estudos bem completinhos <3

    Confesso que tenho um certo problema quando o assunto é concentração. As vezes vou para a biblioteca da faculdade porque sei que ali eu vou conseguir me concentrar um pouco melhor.

    Parabéns pelo post!

  4. Ótimas dicas, principalmente no quesito de tempo, as pessoas as vezes se esquecem de da uma pausa pra refrescar a mente e acabam se sobre carregando. Ano passado eu estudava bastante, mas sempre dava algumas pausas, esse ano to meio largada, mas pretendo voltar a estudar. Tem um site chamado Universia Enem ele é muito bom, o geekie games tbm

    https://meowgicalgirl.blogspot.com.br/

    1. Que legal suas dicas de sites, Sammy. Vou dar uma olhada apesar de não estar mais me preparando para o ENEM. Mas conhecimento nunca é demais,, né??? Beijos

  5. Oi tudo bem?
    Menina não estou estudando no momento mas lembro que meu maior obstaculo era desconectar de coisas desnecessarias da internet.

    Beijos

  6. Ótimo post, nunca tinha pensado em usar o one note, sério suas dicas vão me ajuda muito, pois quando estou estudando eu fico meio loca, querendo fazer várias coisas ao mesmo tempo kkk e não da certo kkkk.
    Adorei as dicas.

  7. Não tinha como isso vir em hora melhor. Semana que gem começa minha semana de provas na faculdade e tô tendo uma super dificuldade, Além de procrastinação (hahahaha) para conseguir estudar!
    Vou anotar as dicas aqui pra esse finde de estudos ♡

  8. Tamara, é a primeira vez que eu vejo seu blog, e amei o post, tenho muita dificuldade para estudar, e as dicas que mais gostei foram o Método Pomodoroe Motivação, com certeza vão me ajudar demais. Voltarei sempre, beijos.

  9. Finalmente alguém admite que ninguém consegue fazer várias atividades ao mesmo tempo! Isso tem um custo muito alto. Principalamente nós mulheres que somos bombardeadas com essas ideias inalcansáveis! Para se conseguir um objetivo é preciso ter muita organização, disciplina e foco. E esses requisistos parece, que não lhje façltam, não é mesmo Tamara? Parabéns, linda. Sucesso para você! Bjs

  10. Oi Tamara, tudo bem? As dicas são ótimas ainda mais pra quem quer criar uma rotina e fazer o dia ser mais produtivo.O que mais me tira atenção é fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Isso realmente nos cansa, tira nossas energias e não é nada produtivo. Estou tentando manter meu home office organizado mas as vezes é difícil #risos Beijos, Érika =^.^=

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *