Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Não poderia deixar passar em branco um mês e uma campanha tão importante, para nós, mulheres. Sim! outubro é feita a campanha do Outubro rosa, movimento internacional que tem como objetivo principal ressaltar a importância e necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O mês do combate ao câncer de mama

Foi em 1990 que nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa,  que serve para estimular a participação de toda a população no controle do câncer de mama. Todo ano a data é celebrada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Outubro Rosa

Estatísticas

Embora a doença cardíaca acabasse com mais vidas de mulheres, o câncer de mama é o câncer mais comum e temido entre as mulheres. Por isso existe essa campanha, que tem como objetivo aumentar o conhecimento da doença e também promover o diagnostico precoce, para que mais vidas possam ser salvas.

O câncer de mama também afeta homens, com mais de 2.000 casos sendo diagnosticados anualmente. E lembrem-se, muitas das mudanças de estilo de vida que são descritas aqui podem reduzir não apenas seu risco de câncer de mama, mas de câncer em geral. Então, leia e faça o seu melhor para seguir todas essas recomendações.

Sugestões que podem diminuir suas chances de desenvolver o câncer

1) Faça exercícios diários regulares

Estudos têm demonstrado que as pessoas que se exercitam por um total de quatro horas por semana têm um risco significativamente menor de desenvolver câncer de mama. O exercício também ajuda com o controle de peso, que é amplamente conhecido por ter um impacto positivo em inúmeros aspectos da sua saúde.

2) Limite a ingestão de álcool

Consumir mais de quatro porções de álcool por semana aumenta o risco de câncer de mama.Para aqueles que querem estar no lado seguro, apenas diga não ao álcool. Mas para aqueles que não querem se abster ou querem os benefícios oferecidos pelos antioxidantes que promovem a saúde no vinho, limite-se a não mais do que um copo por semana. 

3) Passe pelo menos 20 minutos por dia ao sol

Isso ajuda a aumentar seus níveis de vitamina D, também conhecida como “a vitamina do sol”.A pesquisa mostra que as mulheres pós-menopausa com os níveis mais altos de vitamina D apresentaram menor risco de desenvolver câncer de mama quando comparadas às que apresentam níveis mais baixos.

São recomendados 1.500 UI de Vitamina D3 diariamente, a menos que seus níveis sejam baixos, caso em que provavelmente você precisará de uma dose mais alta. Um exame de sangue simples pode dizer se você precisa de mais vitamina D3. Se isso for o caso, seu médico pode sugerir a dosagem apropriada.

4) Reduza o estresse com a meditação

O estresse aumenta os níveis do hormônio do estresse conhecido como cortisol, que está relacionado a alguns problemas de saúde graves, incluindo ansiedade, ganho de peso e câncer.

A meditação reduz o cortisol enquanto aumenta os níveis do hormônio serotonina e apoia a imunidade saudável – outro elemento importante para combater o câncer.

Fatores de Risco Cancer de Mama

Algumas considerações 

Se você nunca foi diagnosticado com câncer de mama e fizer essas mudanças isso poderá ajudá-lo a permanecer livre de câncer, especialmente quando combinado com autoexames regulares e mamografiasSe você já teve a doença, as alterações de estilo de vida que eu estou recomendando podem ser aliadas poderosas na prevenção de uma recorrência.

Se a lista for uma mudança muito drástica para você, simplesmente enfrente uma mudança por semana nos próximos meses e, antes de perceber, você estará mais saudável do que nunca!

Saber como seus peitos normalmente sentem é uma parte importante da saúde.

Auto Exame Cancer de Mama

Encontrar o câncer da mama o mais cedo possível dá-lhe mais chance de tratamento bem-sucedido.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas

Prevenir é o melhor caminho!

Beijos!

 

15 comentários em “Outubro Rosa e o Câncer de Mama

  1. Texto ótimo, acho essa campanha muito show pq esse tema tem que ser falado, tem que debatido e essas informações precisam chegar a todas as pessoas e só com campanhas assim é que conseguiremos atingir isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *